Retorno ao Brasil 

Página do Portal Consular do Governo Brasileiro que autoriza o envio de mudança de brasileiros residentes no exterior 

 

Guia Educacional - Projeto Kaeru ISEC

No formato de um MANGÁ, este ótimo guia lhe será muito útil! Veja o Capítulo 6 "Voltando ao Brasil" na Parte IV para saber o que você deve fazer antes de sair do Japão para o Brasil. Documentos, traduções, etc... Face a muitas consultas, este guia pretende orientar, acerca do processo de ingresso das crianças no sistema educacional japonês, no retorno ao Brasil, no sistema educacional brasileiro, tendo como suporte a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB/96 e normas legais do Conselho Nacional de Educação – CNE/Câmara de Ensino Básico –CEB, bem como as da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. 

 

Guia de Retorno ao Brasil do Ministério das Relações Exteriores

Todo ano, milhares de brasileiros deixam o País em busca de melhores condições de vida no exterior. Muitos são bem-sucedidos. A esses, o Governo brasileiro deseja todo êxito.

Outros brasileiros, no entanto, não têm a mesma sorte. Ao invés de oportunidades, encontram dificuldades, sofrimento, exploração e por vezes violência sob as mais diversas formas. Para esses compatriotas, o retorno ao Brasil deve ser orientado e facilitado, de modo a que possam reinserir-se na sociedade e no mercado de trabalho, retomando suas vidas aqui com a dignidade que merecem.

Esta cartilha foi elaborada para que possam orientar os brasileiros retornados a fazerem uso dos muitos programas e serviços que existem à sua disposição no Brasil, nas esferas de saúde, educação, trabalho, moradia e outros.

Queremos com isso que o retorno ao Brasil daqueles nossos nacionais que mais precisam de apoio seja, não o fim de um sonho, mas o recomeço de suas vidas.

www.consuladonagoya.org/Brasileiros_no_Exterior.pdf - Brasileiros no Exterior - Informações Úteis. Veja as páginas 23 em diante "Voltando ao Brasil"

 

Home | Sanshin Quem Somos | Fale com a Sanshin | Fazer Pedido da Caixa Sanshin